COMUNIDADES

Comunidades organizadoras do Veni Creator

Vida Consagrada
A Vida Consagrada é o modo de viver das pessoas que, numa tentativa de renúncia de si mesmo e na vivência de votos ou conselhos evangélicos buscam o restrito seguimento de Cristo em vista do serviço à Igreja, na evangelização, intercessão e promoção humana. Podem ser leigos ou clérigos, homens ou mulheres.

Tradicionalmente, esta consagração se dá nas Ordens e Congregações religiosas, mas, recentemente, a Igreja vê florescer um conjunto de novas realidades, comunidades e associações, que apresentam um caminho de consagração a pessoas, sem que estas renunciem à sua vida familiar e, muitas vezes, profissional, permanecendo no meio do mundo.

“Ao longo dos séculos, nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamado do Pai e à moção do Espírito, elegeram este caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com coração ‘indiviso’” (1 Co 7,34) (João Paulo II, na introdução do documento “Vita consecrata”).

Novas Comunidades
Novas Comunidades são agregações de fiéis, por iniciativa própria dos leigos ou, em alguns casos, por iniciativa de um sacerdote. Unem-se em pequenas comunidades com sede própria, estatutos ou regras de vida, carisma próprio, registro civil da entidade, com coordenação independente e assistência de um padre. Desenvolvem trabalho intenso de evangelização, enfatizando o anúncio, atividades pastorais abertas ao povo (reuniões para oração, evangelização, catequese, missas), bem como de assistência social (obras caritativas, cursos). Além do carisma e da espiritualidade, também compõem a identidade das novas comunidades: símbolos de uso comum.

Clique nos links abaixo e conheça as comunidades organizadoras do Veni Creator

Alpha e Omega (Matão)
Célula Mater (Barretos) *em construção
Javé Chammá (São José do Rio Pardo) *em construção
Jesus Caminho Seguro (Bebedouro)
Querigma (São Carlos)
Servos do Cristo Redentor (Araraquara)
Vox Dei (São José do Rio Preto)